vida e obra de Yayoi Kusama

Posted by : Unknown
sábado, 8 de março de 2014

para dar continuidade ao dia internacional da mulher, mais um ícone forte para as mulheres e mundo.


 
Kusama é uma artista contemporânea pop de grande prestigio, mas antes de alcançar o renome ela teve uma infância dura, sua mãe era mulher de negócios e não aceitava a arte da filha e já chegou a agredi-la fisicamente, agravando sua esquizofrenia. desde a infância Kusama tem alucinações e sonhos destorcidos, na maioria deles ela vê grandes pontos e bolinha, que é a marca principal de sua arte, por ter essa visão diferente do mundo, Kusama investiu em sua obra, que vai da pintura e colagem, até escultura sempre visando o surrealismo.    
ela também investiu na literatura, que sempre se mostrou forte e insana, seus personagens giram em torno da prostituição e suicídios. 
com o aprimoramento Kusama foi adquirindo TOC, e ficou obsessiva por bolinhas e pontos, pois é o modo dela mostrar ao mundo o que se passa em sua mente.
aos 27 anos partiu para os EUA pois o japão ainda estava se recuperando da guerra, e lá pode desenvolver mais seus talentos, e também divulga-los.
suas obras atingiram valor inestimável chegando a 5 milhões de de dólares, um recorde para uma artista viva.
no carnaval do rio de janeiro de 2014, a escola imperatriz leopoldinense fez uso de sua obra em um dos 8 carros alegóricos, contando a historia de vida do futebolista Zico, em uma das partes do desfile foi apresentados os países por onde Zico passou, um deles foi o japão, que ganhou um carro alegórico aderindo as bolinhas da artista.
  Kusama usou a arte como forma de tratamento, pois como ela mesmo diz, "se não fosse a arte, já teria me matado a muito tempo". 













essa obra em especial, esta no Inhotim museum, em Minas Gerais. elas são bolas espelhadas que se movem conforme a intervenção do vento, é chamada de Narcissus garden Inhotim. que nos remete ao narcisismo porém ao nos olhar no reflexo na bola, ela desfigura nossa imagem e entendemos um pouco o que se passa na cabeça da artista.



0 comentários:

Copyright © 2012 Bakas em Tokyo | Another Theme | Designed by Johanes DJ