maneki Neko

Posted by : Unknown
quarta-feira, 10 de abril de 2013

você já deve ter visto esse gatinho em varios estabelecimentos. ele é mais conhecido como o gato da sorte, é uma escultura simples de um gato com uma das patas levantadas mas ganhou o mercado e tem farias versões de consumo, alguns Neko ate balançam o braço pra atrair mais clientes.
dizem que se a pata esquerda estiver levantada atrai clientes e a direita dinheiro. outros ja dizem que a esquerda é para locais que vendem bebidas e a direita para lojas em geral.

 ele surgiu no seculo XVII na era Edo onde um sacerdote vivia em um templo em Tokyo junto com seu gato Tama, ele era muito pobre e estava em pleno inverno, uma vez começou a chover muito e o vento gelado entrava pelas frestas do telhado assim como a chuva, o sacerdote com muito frio foi ver se tinha chá para o aquece-lo, ao procurar não achou nada que pudesse o aquece-lo ou ate mesmo para comer, desesperado ele entrou em prantos, Tama que era muito seu companheiro foi consola-lo. o sacerdote levantou a cabeça e disse: " oh Tama, sou tão pobre, e ainda sim tomo conta de ti. podias um dia fazer algo por este templo? algo por mim?"
e então voltou a chorar ate dormir. Tama então foi a porta do templo e começou a lamber sua pata e a esfrega-la no rosto. logo depois um homem muito rico passava por ali e se abrigou em uma arvore para se proteger a chuva, ele então se deparou com Tama que parecia o estar convidando para entrar no templo, o homem convencido foi em direção ao templo, assim que chegou, um raio caiu sobre a arvore onde estava e ela desabou. o homem ficou muito agradecido pelo gato ter salvo sua vida e decidiu procurar o dono dele, assim que encontrou o sacerdote e viu no estado precário que vivia o encheu de presentes e cada vez mais o templo foi sendo visitado. ate que Tama morreu, ele foi enterrado no cemitério e de sua imagem e semelhança foi feita uma estatua, ele foi sinônimo de sorte e prosperidade e logo, todos tinham em seus comércios uma estatua de tama chamando os clientes. 





esse aqui sera o Maneki Neko do blog, espero que funcione com blogs e atraia muitos, muitos, mas muitos visitante. kkkkkkkkkkkkkk

0 comentários:

Copyright © 2012 Bakas em Tokyo | Another Theme | Designed by Johanes DJ